Sest Senat vai dar CNH gratuita a jovens de baixa renda para suprir falta de motoristas no setor de transporte

download

Está faltando motorista profissional no mercado de trabalho do setor de transporte.

Esta é a principal motivação para um projeto que o Sest Senat e a CNT desenvolverão em todo o país, e que vai fornecer, gratuitamente, a primeira habilitação a 50 mil jovens.

Em resumo, o Sest Senat vai custear todos os procedimentos necessários para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B.

Para participar do programa, o jovem terá que ter mais de 18 anos, renda familiar de até três salários mínimos e saber ler e escrever. Além disso ele deverá participar dos cursos de formação inicial oferecidos pelas mais de cem unidades do Sest Senat e assinar um termo de compromisso de que irá trabalhar no setor de transporte.

O Sest Senat utilizará suas unidades de atendimento, os sindicatos e as empresas de transporte rodoviário de cargas e de passageiros para selecionar os jovens.

Segundo o presidente do Sest Senat e da CNT, Clésio Andrade, a iniciativa pretende atender uma demanda do mercado de transporte, uma vez que nos últimos anos as empresas estão tendo dificuldades em contratar profissionais.

O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. E para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica para motoristas de ônibus e de caminhão, com carga horária de 160 horas.

O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas.

Para mais detalhes, consulte a página do Sest Senat ou ligue para 0800 728 2891.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

 

Fonte: Diário do Transporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *